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MARKETING DIGITAL

Quando  você  ouve falar  de  marketing  digital,  publicidade  on-line,  marketing web,  publicidade na Internet ou quaisquer outras composições criativas que se possa fazer dessas  palavras, estamos falando em utilizar efetivamente a Internet como uma ferramenta de marketing (TORRES, 2009, p. 45), que  abrange da comunicação, publicidade, propaganda e todo conceito e estratégia já mencionada no marketing.


Quando  falamos  de marketing  digital e Internet,  estamos  falando  sobre  pessoas,  suas histórias e seus desejos. Estamos falando  sobre relacionamentos e necessidades  a serem  atendidas (TORRES, 2009, p. 62). Segundo Fascioni (2007), temos a definição de  marketing digital com uma maneira de se fazer marketing através de  ações de  comunicação que as empresas utilizam com recursos digitais, podendo ser representados via Internet.
Para Sheth (2002,p.14-15), o marketing  como  função  corporativa objetiva a satisfação do cliente, e a internet veio com esta visão.

Há pouco  mais de  uma década  a internet surgiu como uma rede de computadores, onde informações podiam ser publica- das por especialistas, fossem eles  empresas  ou  pesquisadores, e acessadas por seus clientes(TORRES, 2009, p.19). O surgimento da internet trouxe para o mundo dos negócios grandes  oportunidades  com sua  novidade:  o acesso instantâneo às informações sobre produtos e serviços.

Torres  (2009)  mostra  através  da tabela 1 mostra a relação entre as estratégias de marketing, as estratégias do modelo de marketing digital e suas aplicações operacionais.


                   Tabela – 1. O marketing e a Internet