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O QUE É MARKETING?

O conceito de marketing na visão de autores consagrados, sua principal função e como se deu seu início histórico, algo muitas vezes confuso, pois concordam ou discordam entre os mesmos, no entanto abaixo alguns conceitos com referências bibliográficas.

MARKETING Marketing segundo Minadeo (2008, p. 9), pode ser entendido como uma orientação da administração baseada em que a tarefa primordial da organização é determinar as necessidades, os desejos e os valores de um mercado visado, e adaptar-se para promover a satisfação do consumidor de forma mais eficaz que os seus concorrentes. Em outras palavras, o papel do marketing é conquistar e manter clientes. Um desejo de um consumidor unido ao poder de compra pode ser definido como demanda potencial. Para Kotler e Keller (2006, p. 4), o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele ‘supre necessidades lucrativas’. O autor Minadeo (2008, p. 9), também entende marketing como o mercado em ação, ou seja, baseado na própria etimologia do termo.
“Um espaço de mercado é o contexto no qual os clientes estão ligados não só a produto, mas ao sistema por inteiro, e no qual as empresas podem fornecer um conjunto completo de serviços com valor agregado, como mecanismo para obter vantagem competitiva sustentável sobre suas concorrentes” (SHETH, 2002, p.1415)